Avaliação Completa da TunnelBear VPN

A TunnelBear oferece aos seus usuários, planos de VPN gratuitos e pagos. Eles utilizam uma bela criptografia AES de 256 bits e um protocolo Open VPN, que juntos, formam um casal perfeito.

 

Introdução ao TunnelBear

A TunnelBear é conhecida no mercado por ser um provedor que oferece a possibilidade de você ter acesso a um serviço de VPN paga e até mesmo gratuita. No entanto, a versão gratuita é limitada a 500 MB, O que é suficiente apenas para utilizá-la de vez em quando.

A empresa foi fundada em 2011, por dois sócios que tem bastante experiência trabalhando no ramo da tecnologia. Um deles passou pela Microsoft e o outro foi administrador de uma startup de segurança. A sede encontra-se localizada em Toronto no Canadá.

 

Atualmente eles possibilitam ao usuário, se conectar em um dos 23 países que estão associados aos quase 450 servidores espalhados pela América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e até na Oceania. E para nossa felicidade e alegria, eles possuem um servidor com o IP brasileiro.

Mas a pergunta é: Será que a VPN do Urso Pardo é confiável e pode ser considerada uma possível boa opção? Vamos descobrir nesta avaliação completa que fizemos do TunnelBear.

 

Principais Características

As principais características da TunnelBear, estão resumidas na tabela logo abaixo. Você encontrará tudo que é necessário saber de mais importante, antes de baixar ou comprar essa VPN. No entanto, você irá obter ainda mais informações, de todos esses pontos que serão explicados detalhadamente, ao longo dessa avaliação.

 

  
Países e Servidores23 Países | + de 450 Servidores
VPN Registro de Logs Registros de LogsNão
VPN Conexões Simultaneas Conexões Simultâneas5 Dispositivos
VPN dispositivos compatíveis img mini tab Dispositivos CompatíveisWindows, Mac, Android, iOS, Extensão p/ Browser
VPN Criptografia e Protocolos Criptografia e ProtocolosAES 256 Bits | OpenVPN, IPSec / IKEv2
VPN botão queda de conexão The Kill Switch Botão Queda de Conexão Sim
VPN Velocidade de Conexão VelocidadeMédia
VPN Transferência de Dados Transferência de DadosIlimitada na Paga | 500 MB na FREE
VPN Formas de Pagamento Formas de PagamentoPrincipais Cartões, Bitcoin e Jarros de Mel 🐻
VPN Preços de Compra pr PreçosGrátis | US$ 4,99 - US$ 9,99
VPN garantia de reembolso pr GarantiaSem Garantia

 

Pontos Positivos

  • Protege Queda de conexão
  • Servidor no Brasil
  • Pagamento em Bitcoin
  • Sem vazamento de DNS
  • Não registra Logs
  • Permite Torrent

Pontos Negativos

  • Não destrava Netflix
  • Sem Garantia de Reembolso
  • Compatibilidade Limitada de Dispositivos

 

Vantagens da TunnelBear

Uma das principais vantagens da empresa, é que o aspirante a cliente pagante, poderá usufruir gratuitamente da TunnelBear VPN, fazendo um teste limitado a 500 MB, como se fosse uma pré-compra e sem compromisso algum.

Somando-se a isso, podemos também dizer que o fato deles utilizarem um protocolo Open VPN e uma criptografia AES 256 bits, já os coloca como uma opção que deve ser ao menos cogitada, caso esteja pensando em fazer a assinatura de uma VPN.

E ainda falando sobre as vantagens dessa VPN, podemos mencionar que é possível fazer download Torrent. Também não há registro de logs, ou seja, eles não guardam nada sobre as atividades dos seus usuários e não constatamos nenhum vazamento de DNS.

 

 

Facilidade de Uso

A missão do TunnelBear é facilitar o uso da VPN para todos e sem sobra de dúvidas, eles conseguiram atingir esse objetivo com sucesso. O aplicativo é extremamente simples e fácil de usar, assim como é o do CyberGhostVPN, mesmo para um completo iniciante no mundo das VPN.

A interface pode até não fornecer todas as configurações avançadas que você tem ao seu dispor em uma VPN de ponta, mas uma coisa é certa: eles desenharam o aplicativo deles de forma que fosse muito intuitivo e simples de usar.

Aplicativo TunnelBear para Computador Nortebook Desktop

O aplicativo para desktop, notebook, computador, seja windows ou mac, mostra apenas o que você precisa ver, sem exageros visuais. Até existem mais configurações adicionais que você pode encontrar, mas se não quiser explorá-las, apenas aproveite a interface simples e limpa.

A versão do aplicativo para Smartphone, esteja ele rodando um sistema operacional Android ou iOS é bonita e funcional. Da mesma forma, as extensões para navegador são simples de usar: Apenas ligue-o e comece a navegar em paz pelo conteúdo que desejar.

Aplicativos e Dispositivos Compatíveis

 

Aplicativos e Dispositivos Compatíveis

No quesito de compatibilidade com dispositivos, podemos dizer que essa VPN só oferece o suficiente. Estão disponíveis aplicativos apenas para os principais tipos de dispositivos e nada mais que isso. Não espera encontrar uma vasta compatibilidade com diversos dispositivos, como ocorre em uma NordVPN da vida.

Se você é proprietário de um computador, notebook ou desktop que tenha instalado um Windows como sistema operacional, fique tranquilo, pois há um aplicativo para o seu dispositivo. Assim como também existe um belo aplicativo feito para aqueles que usam um MacBook ou iMAC.

Você também poderá instalar o App da TunnelBear em um celular com android ou no iPhone. Existe também a possibilidade de utilizar uma extensão para browser. Ela é compatível com o Google Chrome, Firefox e até mesmo com o navegador Opera, que já possui uma VPN embutida no navegador.

 

Permite Torrent

Embora não haja muita informação sobre serviços de torrent no site oficial, essas informações foram confirmadas  por um representante do TunnelBear, através do departamento de atendimento ao cliente.

Eles confirmaram que a TunnelBear permite tanto o torrent quanto o uso da rede TOR. Ficamos realmente contentes em vê-los se juntando aos grandes do mercado e adotando um dos principais serviços pelos quais as pessoas desejam utilizar uma VPN.

Mas desde já, avisamos que essa configuração irá ocasionar uma diminuição drástica na velocidade da sua conexão de internet, durante o uso na rede.

 

Recursos Especiais da TunnelBear

Recursos Especiais da TunnelBear

 

VigilantBear

O recurso VigilantBear foi projetado para manter a sua localização e dados privados protegidos em frações de segundos, enquanto o TunnelBear está se reconectando após uma queda de conexão. Se o TunnelBear perder a conexão por algum motivo, ele se reconectará automaticamente, assim que detectar internet novamente.

O VigilantBear protege você nesses breves segundos de falha ou ausência de conexão, enquanto a TunnelBear está se reconectando. Atualmente, o recurso VigilantBear está disponível apenas para o Windows, macOS e Android.

GhostBear

O GhostBear tem a função de tornar os seus dados criptografados, menos detectáveis ​​por governos, empresas e ISPs. Isso é feito, tornando o tráfego VPN menos detectável em sua rede, dificultando o bloqueio.

No momento, o GhostBear está disponível nos aplicativos para o Windows, macOS e Android. O GhostBear, infelizmente não está disponível para iOS, devido a restrições na forma como o iOS é projetado.

VigilantBear e GhostBear da TunnelBear VPN

Usar o GhostBear quando não existe uma real necessidade, pode tornar a sua conexão mais lenta ou fazer com que ela não funcione corretamente. Deixar o GhostBear desligado não o torna menos seguro, pois você ainda estará protegido pelas melhores e mais recentes tecnologias de criptografia.

 

Quantidade de Países e Servidores

A TunnelBear VPN oferece a possibilidade de escolher se conectar em um dos 23 países disponíveis. Eles possuem aproximadamente 450 servidores que estão espalhados nos principais continentes do planeta terra.

O negócio é o seguinte: eu tenho que ser bastante sincero com vocês, ao ponto de ter que dizer que essa quantidade reduzida de locais é um aspecto que não me agrada nem um pouco. Apesar de ter disponível um servidor com ip do Brasil, as vezes pode ser necessário ter um ip de um determinado país.

Se eu estivesse precisando de um IP de Portugal, Argentina, Bélgica, Hungria, Croácia, Morrocos, África do Sul ou entre outros vários países que faltam nessa lista, eu iria ficar apenas na vontade.

Quantidade de Países e Servidores da TunnelBear VPN

 

Localização e jurisdição do TunnelBear

A TunnelBear LLC. está localizada no Canadá, o que definitivamente não é o melhor lugar para sediar um serviço de privacidade online. O Canadá é um dos países fundadores da chamada aliança internacional de vigilância, no caso, o Five Eyes(5 olhos). Isso significa que o governo coleta dados e informações sobre os cidadãos e que podem ser compartilhadas com outros países que fazem parte desse grupo.

Entretanto, a sua privacidade permanecerá intacta, pois a TunnelBear tem uma política de não registro de logs. Em resumo: Quando o serviço VPN não registra logs, não terá quase nada de útil para compartilhar com as autoridades. O TunnelBear tempos atrás, foi adquirida pela McAfee, que é uma empresa norte-americana, considerada uma gigante no campo da segurança cibernética.

 

Auditoria Independente de Segurança

Durante algum tempo, houve uma má impressão em relação a algumas VPNs. Os relatos dos absurdos e abusos foram os mais diversos possíveis, como por exemplo, podemos citar: Venda de largura de banda, registro de dados, falhas de segurança, compartilhamento do ip real e etc. Esses problemas, geralmente ocorriam e ocorrem até hoje, principalmente nos serviços de VPN grátis.

Tudo isso, acabou prejudicando quase todos os provedores e diminuindo a confiança nas VPNs. Diante disso, a TunnelBear fomentou uma organização independente que audita a sua VPN, passando um verdadeiro pente fino em tudo e que ainda publicam anualmente os resultados dessa fiscalização.

Auditoria Independente de Segurança da TunnelBear VPN

O TunnelBear afirma que é o primeiro e único serviço de VPN do mundo a oferecer isso. Definitivamente, é o único que eu já vi fazendo isso. Podemos até dizer que isso realmente é algo raro na indústria, e é preciso muita humildade e coragem para o TunnelBear fazer isso.

 

Velocidade de Conexão

Nos testes de velocidade com a VPN da TunnelBear, aconteceu um fato, que é no mínimo estranho. Digo isso, pois no primeiro teste que fiz, os resultados apresentados foram apenas convincentes, ou seja, ficaram dentro da média geral.

No começo da noite daquele mesmo dia, peguei o computador e refiz os testes novamente, para ter um segundo ponto de vista. Os resultados simplesmente mudaram e foram esplêndidos. Eu até verifiquei se realmente se eu estava devidamente conectado na internet com a TunnelBear ativada.

velocidade de conexão de internet da TunnelBear VPN

Após uma semana, refiz os testes novamente, em dias aleatórios e horários alternados. Eu pude notar que na parte da noite a velocidade de conexão dessa VPN, aumenta consideravelmente, o que me fez lembrar da ExpressVPN que é considerada a VPN mais rápida de todos os tempos.

 

Preços e Planos da TunnelBear

Plano Grátis (500 MB FREE)

O fato é que o plano Grátis, só existe como uma forma de demonstrar o serviço. Utilizar apenas 500mb de tráfego é praticamente inviável nos dias atuais e só faz sentindo para um uso muito específico e rápido.

Abrir um site que contenham fotos já vai consumir uma bela fatia desse total e navegar no YouTube então, vai consumir quase que instantaneamente esses parcos 500 MB.

Você até pode ganhar mais 1 GB grátis, se demonstrar todo seu carinho e amor fazendo um Twitter em relação a empresa. Mesmo assim, esse ganho de 1GB de tráfego, não é algo que vai mudar a sua vida.

Preços e Planos da TunnelBear

Planos Premium (ilimitada)

Ao optar por um plano pago, você tem duas opções. A primeira é para o usuário comum e a segunda é direcionada para empresas que disponibilizam VPN para as suas equipes.

Na opção para o usuário comum, você fará um pagamento único no valor de $59,88 para utilizar o serviço durante 12 meses. Fazendo os cálculos, você estará pagando $4,99 por mês.

Há também a opção do plano de pagamento mensal, e nesse caso, o valor pago será de $9,99 para 30 dias de utilização do serviço.

No plano pago a largura de banda ilimitada, ou seja, você pode usar e navegar tranquilamente na internet, sem limite algum. Você poderá conectar até 5 dispositivos simultaneamente.

Considerações: Conhecendo bem esse mercado como eu conheço e levando-se em consideração todos os pontos aqui citados, faria mais sentido pegar uma VyprVPN no plano de 12 meses e pagando apenas $50,00 dólares.

 

É Seguro usar a TunnelBear VPN

A verdade é que essa pergunta já foi até respondida ao longo dessa avaliação. Digo isso, tendo em vista que essa VPN utiliza uma criptografia AES de 256 Bits em parceria com um protocolo Open VPN. Some-se esses dois pontos ao fato de que eles não registram atividades dos seus usuários, ou seja, não mantém logs em seus servidores.

Só para você ter noção do que isso significa, o governo dos EUA utiliza uma criptografia AES de 256 bits para proteção de dados. Então você possa confiar que está diante de uma VPN que utiliza recursos de segurança avançados.

Esse três pontos acima, já são mais que suficiente para responder esse questionamento. Você pode ficar tranquilo, pois é seguro utilizar a Tunnel Bear, mesmo na versão grátis.

É Seguro usar a TunnelBear VPN

 

Conclusão da Avaliação Completa da TunnelBear VPN

Ao adentrarmos na reta final da avaliação que fizemos da TunnelBear, chegamos ao ponto no qual temos que dizer ao nossos leitores, se vale a pena ou não, comprar essa VPN.

O fato é que posicionar essa VPN, de uma forma que seja interessante recomenda-la, é um trabalho um pouco complicado. Dizemos isso, porque exatamente nessa faixa de preço, existe opções bem mais atraentes, custando bem menos e oferecendo bem mais.

Eles possuem um produto bom, confiável mas que por outro lado, no final das contas, não justifica o preço cobrado pela licença. A verdade é que ainda falta muito. para ela entrar na lista das melhores vpns do mundo.

Então, digamos que o cliente pré-disposto a pagar pela assinatura da TunnelBear VPN, tem que ser um tipo de usuário que tenha um perfil bem específico, que adore testar coisas novas ou que já seja membro do fã clube desse provedor.

No frigir dos ovos, a decisão final se vai ser boa ou não, dependerá apenas para qual finalidade você deseja utilizá-la.

 

Se quiser compra-la ou usa-la apenas na versão grátis, basta clicar no botão verde logo abaixo, para ir direto ao site oficial deles.