O que é VPN

O que é uma VPN?

Uma VPN é um tipo de conexão de rede que vai possibilitar você a se conectar na internet de uma forma extremamente segura. Ela protegerá todos os seus dados que serão transmitidos e recebidos durante essa conexão.

 

Para que Serve uma VPN

Uma VPN possui uma vasta gama de utilidades, mas basicamente serve para o usuário não ser identificado na internet. Ela ficará responsável por blindar e ocultar todos os seus dados, deixando você protegido de possíveis espionagens de governos, empresas e ciber criminosos que roubam dados e informações.

 

 

Principais vantagens de uma VPN

  • Criptografar toda a sua conexão de internet
  • Proteger você de possíveis espionagens
  • Ocultar o real local de sua navegação
  • Camuflar o seu IP ( Protocolo de Internet ) inviabilizando ataques
  • Acessar com segurança conteúdos impossíveis para a sua “conexão normal”
  • Ficar totalmente invisível na internet
  • Ocultar definitivamente o endereço da sua residência
  • Alterar o Local da sua Navegação: Fingir que está em outro País ou Cidade
  • Não deixar Rastros do que você fizer pela Internet

 

Como Funciona Uma VPN

Uma VPN funciona conectando pessoas, empresas através de um protocolo de internet criptografado em um servidor seguro que retransmite essas informações de maneira codificada na rede mundial de computadores.

 

 

O Uso da VPN

O uso da VPN é presença massiva em grande corporações empresariais, organizações governamentais, centrais de jornalismo, instituições financeiras, laboratórios e profissionais liberais etc. Ela também é a escolha daquelas pessoas que necessitam de segurança, sigilo e proteção em suas atividades na internet.

 

Acesso a Conteúdo Restrito

Uma VPN facilitará o acesso a dados que são censurados para a sua localização atual. Como exemplo, podemos citar: Sites, Blogs , Jornais, Conteúdos que são exibidos somente para determinada região geográfica. Algumas pessoas utilizam uma VPN para desbloquear informações sobre algum assunto e também para transmitir informações de cunho sigiloso.

 

Censura na Internet

É essencial possuir uma VPN instalada no celular e notebook se for viajar para alguns países, como por exemplo: China, Rússia, Cuba, Coréia do Norte,Tunísia, Arábia Saudita. Estes são somente alguns dos vários exemplos que podemos citar, de países que censuram fortemente a internet. Nesses lugares do mundo, ter uma VPN será a sua salvação. Acredite: Nesses países o monitoramento e a censura a informação é intenso e constante.

 

Segurança do Usuário

Atualmente existem disponíveis no mercado uma grande quantidade de serviços de VPN, mas poucos realmente são confiáveis e seguros. As empresas que primam pela qualidade técnica dos equipamentos e segurança dos seus clientes, são pagas e disparadamente as melhores.

Elas utilizam criptografia de 256bits, não guardam registros de acessos, possibilitam o tráfego em banda larga entre outros vários requisitos mínimos de segurança. Algumas até permitem que você faça um teste sem compromisso, por um determinado período de 30 dias. Esses programas / aplicativos não são caros, tendo em vista tudo o que oferecem no quesito segurança.

 

VPN Paga

As melhores e mais confiáveis VPN’s do mercado são pagas. Essa é com certeza, disparada a melhor opção. O pagamento pode ser realizado mensalmente, semestralmente, anualmente ou até mesmo por períodos de 2 ou 3 anos. Optando pelo plano mais extenso, proporcionará obter um desconto significativo.

 

VPN Grátis

Nos serviços oferecidos gratuitamente, as velocidades são reduzidas ou o tráfego é limitado diariamente. Até ai tudo bem, levando-se em conta que o usuário não está pagando nenhum centavo para utilizar o serviço. Pior mesmo, é quando você baixa e instala um aplicativo VPN de origem duvidosa, no qual você se torna o produto. Portanto, não seja ingenuo ao ponto de acreditar que uma VPN grátis é um excelente negócio e que você é esperto por não pagar pelo serviço.

 

Não cometa o mesmo erro que o Tatuzinho. Veja abaixo os riscos ao utilizar serviços grátis.

 

Acredite: Não existe almoço grátis!

 

Principais Serviços de VPN

No mercado, há muitas opções de VPN para você escolher. Abaixo, listamos as principais, melhores e confiáveis VPNs do mundo.

 

Navegadores com VPN

Opera

O opera é um ótimo navegador, mas como VPN, infelizmente não podemos dizer a mesma coisa. O recurso já vem acoplado ao brower, é grátis e demasiadamente lento. Só recomendamos utilizar a VPN do Opera, quando você não necessitar digitar login e senhas. Como navegador, não temos como economizar elogios. Por outro lado, como VPN deixa muito a desejar e certamente você não terá uma experiência positiva.

 

Tor Browser

É um Browser para quem deseja privacidade ao extremo na internet. Ele não captura e nem armazena o seus dados. O Navegador Tor funciona pulando de um servidor para outro rapidamente, trocando de IP e construindo um emaranhado de informações, confundido o site que você está acessando.

Ele é normalmente utilizando por quem navega na Deep Web, ou seja, nas profundezas da internet. Um defeito do Tor é a sua lentidão e também o fato de que em alguns sites como o Facebook, Google, YouTube entre outros geralmente, barram o usuário que esteja utilizando o Tor. Resumindo: para utilizar na internet “normal”, ele não é nem um pouco recomendado.

 

Extensões VPN para o Chrome

Para quem navega na internet utilizando o Google Chrome, pode encontrar disponíveis algumas extensões que podem ser úteis. Mas isso vai depender do tipo e finalidade para a qual será feita a utilização. Nesse tipo, existe uma que eu jamais seria capaz de recomendar que trata-se da Hola VPN. Mais abaixo, algumas das opções que você tem ao seu dispor, caso tenha instalado no seu computador ou notebook o navegador Google Chrome.

  • VPN Unlimited
  • Hola Free VPN
  • Touch VPN
  • SaferVPN
  • Betternet Unlimited
  • Hotspot Shield VPN
  • Hoxx VPN
  • SetupVPN

 

Riscos de uma VPN

Apesar de ser um excelente artefato para se proteger no meio virtual, essa ferramenta também é muito utilizada por pessoas mais intencionadas, com exemplo podemos citar os Hackers. Eles sabem de todas as vantagens que uma VPN pode proporcionar e usam isso para cometer crimes e ficarem ocultos.

Além desse grupo, também podemos mencionar algumas empresas fraudulentas que utilizam os dados dos seus usuários. Assim como temos os médicos, policiais, juízes e outros profissionais que trabalham para o bem, também existem aqueles que jogam no time do mal. Da mesma forma, são as empresas e no meio das VPN não poderia ser diferente.

Nos serviços pagos você não precisa ter nenhuma preocupação. Entretanto, naqueles que são grátis é cada absurdo que já aconteceu e que acontecem até hoje. E 100% das vezes, esses problemas ocorreram em VPN’s Grátis. Algumas até hoje coletam dados e vendem a terceiros, o que é um verdadeiro absurdo. Outras VPNs grátis, compartilham o seu IP com os demais usuário da rede que estão online, facilitando e muito o acesso e consequentemente o roubo de dados.

História e Surgimento da VPN

A formulação do conceito de VPNsurgiu exatamente para tornar confiáveis as trocas de informações na rede de computadores. Até hoje as rede públicas de conexão de internet são vistas com desconfiança pela maioria dos especialistas. Ao se conectar em uma rede Wi-Fi de um Shopping, Supermercado, Aeroporto ou qualquer local público, você está correndo vários riscos. Nessas redes pública estão presentes várias pessoas conectadas e navegando despreocupadas.

 

Riscos de uma VPN

 

Nesse cenário, facilmente você poderia está sendo espionado ou até mesmo sendo roubado. A grande maioria das pessoas não sabem, mas nesse tipo de situação é muito fácil e comum interceptar, capturar e roubar vários dados. Foi observando essa fragilidade que a VPN foi criada, visando estabelecer uma criptografia nessa transmissão de dados entre dispositivos.

Até meados da década de 90 do século passado, os computadores em rede eram conectados através de uma estrutura de links dedicado ou utilizando-se de linhas de telefonia dial-up. Com isso, todo esse processo se tornava demasiadamente dispendioso e pouco acessível.

Já a rede VPN, visando tornar o custo mais barato e acessível, foi desenvolvida sobre a infraestrutura de uma rede pública, conhecidas por todos nós como internet. Esses links dedicados e conexões via telefone foram fundamentais nesse desenvolvimento. Eles permitiram dá os passos iniciais no que se diz respeito a permitir conexões remotas.

Esse processo possibilitou a evolução da tecnologia nas comunicações e consequentemente ocasionou a redução nos valores dessas tecnologias. Uma outra motivação pelo qual se criou a VPN, foi visando reduzir os custos de comunicação como um todo.

Isso acabou possibilitando transacionar dados de pacotes de IP’s de forma segura através da internet. E com o aumento do número de usuários na rede mundial de computadores, tornou possível um relativo aumento na abrangência e rapidez da troca de informações nas comunicações.

 

Conexão VPN em Protocolo Criptografada

Uma VPN ( Rede Privada Virtual ) vem do termo em inglês Virtual Private Network aonde se encontra alicerçada sobre a rede de internet. Isso possibilita o tráfego de dados utilizando protocolos criptografados trafegando em uma espécie de canalização entre um determinado dispositivo e um servidor privado mantido por um serviço de VPN.

Podemos afirmar categoricamente que uma VPN se estabelece através de uma conexão que se utiliza de uma infraestrutura robusta. Essa base pode ser pública ou privada e permite o tráfego de informações de forma tunelada e codificada. Isso ocasiona a total segurança de todos os dados e informações recebidas e enviadas.

Os melhores serviços de VPN que iam surgindo, se utilizam de protocolos de criptografia avançadas. Eles não registravam os acessos, ou seja, eles não faziam o armazenamento de dados em seus servidores. Isso proporcionou a total confidencialidade dos dados transmitidos de uma ponta a outra, possibilitando ao usuário navegar com mais segurança em redes não confiáveis, como são aquelas com vários usuários desconhecidos.

Nos dias atuais, a tecnologia embarcada nessa na estrutura de uma VPN é milhares de vezes mais segura e repleta de dispositivos de segurança e prevenção a ataques.

 

Conhecimento Técnico Sobre VPN

Agora vamos abordar superficialmente uma área mais técnica sobre o assunto, mais que é relevante falarmos para a felicidade dos entusiastas por tecnologia. Pra começo de conversa e fortalecendo o que já vislumbramos acima, devemos mencionar que as redes de dados antigamente possibilitavam conexões tipicamente no modelo arcaico VPN.

Isso permitia conexões longínquas através de conexões modem dial-up ou mesmo de linhas contratadas temporariamente para essa finalidade. Isso era possibilitado mediante a circuitos virtuais X25 Frame Relay e por Asynchronous que eram disponibilizadas pela empresas que operavam nessa área das comunicações.

Apesar disso, essas redes não eram de fato consideravas legítimas VPNs. Elas apenas protegiam alguns dados e não todos como acontece nos dias atuais. Com o transcorrer do tempo isso foi sendo substituído pela conhecidas redes IP e também pela IP Multi Protocol Label Switching com sigla ( MPLS).

Tudo isso só foi orientado principalmente visando reduzir drasticamente os custos operacionais. Também buscou-se conseguir uma maior largura de banda na transmissão desses dados e que atualmente pudemos constatar esses avanços significativos nessa área.

 

A VPN na Atualidade

Se você é uma pessoa que preza pela segurança na internet, certamente uma VPN é algo que você deve cogitar para hoje mesmo. Seja ela instalada no seu smatphone, notebook, tablet, desktop ou seja lá qual for o dispositivo que você utilize para acessar a internet, é de fundamental importância que você usa ferramenta.

Recomendamos que você ainda vá mais longe e fale disso com sua família, amigos e colegas de trabalho. Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios de ter um uma ferramenta de segurança virtual como é o caso da VPN.

Muitos se limitam apenas ter um antivírus instalado em seus dispositivos, quando na verdade é somente um dos modos de defesa que você deve ter nos dias atuais. Então não perca muito tempo pensando se é ou não interessante fazer a aquisição de uma VPN.

Talvez um dia, você precisará enviar dados confidenciais e por infelicidade estará em uma rede aberta ou não confiável. O pode ser que você tenha que dizer que está em um lugar quando na verdade está em outro. Seja qual for a sua necessidade, com certeza uma VPN poderá tirar você de um apuros ou a falta dela poderá coloca-lo.